segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RELATÓRIO - III ENCONTRO

“ O MUNDO NÃO É , O MUNDO ESTÁ SENDO”.
(Paulo Freire)


No dia dezoito de junho de 09 na GRE do Litoral Sul, Barreiros, PE. Realizamos o III encontro e a nossa 4ª oficina quando trabalhamos as unidades 11 e 12 do TP -03, com foco nos Tipos textuais e A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Iniciou-se os trabalhos com a leitura compartilhada do texto” Gaiolas e Asas” de Rubem Alves onde o autor faz uma reflexão crítica do ensino da Língua Portuguesa, ou melhor, do ensino descontextualizado da gramática da Língua Portuguesa que faz do professor um simples cumpridor dos programas preestabelecidos, as gaiolas. E sugere que se ensine, “ferramentas” e brinquedos que não são gaiolas, são asas que permitem voar pelos caminhos do mundo.

Após o debate coletivo do texto foi feita a exposição do tema Intervenção pedagógica em Língua materna, uma abordagem interacionista ( Ana Dilma) através da utilização de slides que faz uma abordagem da concepção de língua, linguagem e fala, conhecimento indispensável a uma boa condução do ensino da língua portuguesa, fizemos muitas reflexões acerca do ensino e da aprendizagem com o objetivo de compreendermos a importância da leitura, da escrita e da oralidade como práticas sociais de linguagem, foi destacado a importância do planejamento, bem como o cuidado, na hora de selecionarmos os conteúdos e elaborar as atividades para a classe , devemos levar em consideração o nível da turma e sempre que for necessário trabalhar com produções textuais com o objetivo de fazer a reelaboração e correção ortográfica, permitindo-nos acompanhar e comprovar o crescimento progressivo dos alunos. Observei que os professores cursistas estão muito entusiasmados e ansiosos com os resultados dos trabalhos em suas salas de aulas, pois a próxima atividade seria o relato de experiências dos professores cursistas, que não foi possível em virtude da impossibilidade dos professores realizarem a tarefa do avançando na prática por esse período coincidir com o momento das avaliações da rede estadual.

Partimos então para a próxima atividade uma atividade em grupos organizar informações sobre tipologia textual apresentada por cada equipe para o grande grupo. A seguir foi realizada as atividades das unidades 11 e 12 do TP-03, encerrando com uma avaliação escrita do encontro pelos professores cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário