segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RELATÓRIO - II ENCONTRO

“O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.
Cada qual com o seu talento”.
(Paulo Coelho)



Em quatro de junho de dois mil e nove no Município dos Barreiros- PE realizamos o II encontro e a 3ª oficina, trabalhamos as unidades 9 e 10 do TP- 03 as quais fazem uma abordagem aos conteúdos: Gêneros Textuais do intuitivo ao sistematizado e Gêneros Literário e não- literário . Iniciamos as atividades com a dinâmica de apresentação e acolhida “OS TRÊS NÓS” com o objetivo de cada professor cursista apresentar sua expectativa sobre o GESTAR II em Língua Portuguesa. A seguir foi compartilhada a leitura do texto “AS TAREFAS DA EDUCAÇÃO” de Rubem Alves, quando cada cursista a partir de sua reflexão apresentou as principais idéias do texto gerando um debate sobre a função do ensinar. Continuando foi distribuído o texto “Letramento e Oralidade no Contexto das Práticas Sociais e Eventos Comunicativos de Luiz A. Marcuschi, para estudo em grupo focalizando as práticas comunicativas.
Os grupos apresentaram suas sínteses do texto. A seguir o trabalho foi voltado para os gêneros textuais iniciando com a “dinâmica dos envelopes”. Cada grupo recebeu um envelope contendo textos de diversos gêneros com o objetivo de classificá – los por gêneros. A seguir cada grupo escolheu um gênero diferente, preparou uma atividade de sala de aula e socializou com o grande grupo. Só então foi feita a exposição teórica dos gêneros textuais através da apresentação de Slides. O trabalho sobre gêneros textuais foi concluído com uma oficina (envolvendo todo o grupo). Dada algumas características de gêneros textuais os professores cursistas deveriam inseri-los num quadro dividido em tipos textuais e gêneros textuais, classificando-os, ocasião em que se esclareciam as dúvidas aprofundando a compreensão do teme trabalhado. Para encerrar o encontro foi feito os informes sobre os formulários entregues: “modelo de relato” (das atividades desenvolvidas com os alunos), avançando na prática e o porta- fólio, o memorial e o projeto que cada escola deve fazer de intervenção pedagógica em Língua Portuguesa com foco na interdisciplinaridade, concluímos com uma avaliação oral do encontro.

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