segunda-feira, 21 de setembro de 2009

RELATÓRIO - III ENCONTRO

“ O MUNDO NÃO É , O MUNDO ESTÁ SENDO”.
(Paulo Freire)


No dia dezoito de junho de 09 na GRE do Litoral Sul, Barreiros, PE. Realizamos o III encontro e a nossa 4ª oficina quando trabalhamos as unidades 11 e 12 do TP -03, com foco nos Tipos textuais e A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Iniciou-se os trabalhos com a leitura compartilhada do texto” Gaiolas e Asas” de Rubem Alves onde o autor faz uma reflexão crítica do ensino da Língua Portuguesa, ou melhor, do ensino descontextualizado da gramática da Língua Portuguesa que faz do professor um simples cumpridor dos programas preestabelecidos, as gaiolas. E sugere que se ensine, “ferramentas” e brinquedos que não são gaiolas, são asas que permitem voar pelos caminhos do mundo.

Após o debate coletivo do texto foi feita a exposição do tema Intervenção pedagógica em Língua materna, uma abordagem interacionista ( Ana Dilma) através da utilização de slides que faz uma abordagem da concepção de língua, linguagem e fala, conhecimento indispensável a uma boa condução do ensino da língua portuguesa, fizemos muitas reflexões acerca do ensino e da aprendizagem com o objetivo de compreendermos a importância da leitura, da escrita e da oralidade como práticas sociais de linguagem, foi destacado a importância do planejamento, bem como o cuidado, na hora de selecionarmos os conteúdos e elaborar as atividades para a classe , devemos levar em consideração o nível da turma e sempre que for necessário trabalhar com produções textuais com o objetivo de fazer a reelaboração e correção ortográfica, permitindo-nos acompanhar e comprovar o crescimento progressivo dos alunos. Observei que os professores cursistas estão muito entusiasmados e ansiosos com os resultados dos trabalhos em suas salas de aulas, pois a próxima atividade seria o relato de experiências dos professores cursistas, que não foi possível em virtude da impossibilidade dos professores realizarem a tarefa do avançando na prática por esse período coincidir com o momento das avaliações da rede estadual.

Partimos então para a próxima atividade uma atividade em grupos organizar informações sobre tipologia textual apresentada por cada equipe para o grande grupo. A seguir foi realizada as atividades das unidades 11 e 12 do TP-03, encerrando com uma avaliação escrita do encontro pelos professores cursistas.

RELATÓRIO - II ENCONTRO

“O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.
Cada qual com o seu talento”.
(Paulo Coelho)



Em quatro de junho de dois mil e nove no Município dos Barreiros- PE realizamos o II encontro e a 3ª oficina, trabalhamos as unidades 9 e 10 do TP- 03 as quais fazem uma abordagem aos conteúdos: Gêneros Textuais do intuitivo ao sistematizado e Gêneros Literário e não- literário . Iniciamos as atividades com a dinâmica de apresentação e acolhida “OS TRÊS NÓS” com o objetivo de cada professor cursista apresentar sua expectativa sobre o GESTAR II em Língua Portuguesa. A seguir foi compartilhada a leitura do texto “AS TAREFAS DA EDUCAÇÃO” de Rubem Alves, quando cada cursista a partir de sua reflexão apresentou as principais idéias do texto gerando um debate sobre a função do ensinar. Continuando foi distribuído o texto “Letramento e Oralidade no Contexto das Práticas Sociais e Eventos Comunicativos de Luiz A. Marcuschi, para estudo em grupo focalizando as práticas comunicativas.
Os grupos apresentaram suas sínteses do texto. A seguir o trabalho foi voltado para os gêneros textuais iniciando com a “dinâmica dos envelopes”. Cada grupo recebeu um envelope contendo textos de diversos gêneros com o objetivo de classificá – los por gêneros. A seguir cada grupo escolheu um gênero diferente, preparou uma atividade de sala de aula e socializou com o grande grupo. Só então foi feita a exposição teórica dos gêneros textuais através da apresentação de Slides. O trabalho sobre gêneros textuais foi concluído com uma oficina (envolvendo todo o grupo). Dada algumas características de gêneros textuais os professores cursistas deveriam inseri-los num quadro dividido em tipos textuais e gêneros textuais, classificando-os, ocasião em que se esclareciam as dúvidas aprofundando a compreensão do teme trabalhado. Para encerrar o encontro foi feito os informes sobre os formulários entregues: “modelo de relato” (das atividades desenvolvidas com os alunos), avançando na prática e o porta- fólio, o memorial e o projeto que cada escola deve fazer de intervenção pedagógica em Língua Portuguesa com foco na interdisciplinaridade, concluímos com uma avaliação oral do encontro.

RELATÓRIO I - OFICINAS INTRODUTÓRIAS

“Quem quer ser um bom mestre precisa aprender a ser, antes de tudo, um grande aluno na escola da vida”. (Augusto Cury)



Realizamos no dia 22 de maio de 2009 na GRE do Litoral Sul, Município dos Barreiros, PE. As duas oficinas introdutórias com duração de 8 horas. Iniciamos com a abertura oficial do curso com a participação dos professores formadores de Língua Portuguesa e Matemática e dos professores cursistas.

Os professores cursistas tomaram conhecimentos sobre a finalidade e o funcionamento do programa e os fundamentos da proposta pedagógica do GESTAR II e
Foi feita uma explanação sobre o guia geral, abordando a necessidade e a importância da formação continuada de professores das ações integrantes.

Dando continuidade apresentamos o currículo de Língua Portuguesa, evidenciando o objetivo geral do programa, as especificidades, as competências esperadas dos professores cursistas ao final do programa, e sobre a organização da proposta pedagógica.

Os professores cursistas receberam os KITS com o material, quando tiveram o primeiro contato com os livros para conhecimento e análise. Neste momento foi explicando toda dinânmica das oficinas, a metodologia do curso e a competência de cada um, em seguida distribuímos as fichas de adesão para serem preenchidas.

No segundo momento, foi realizada uma oficina específica sobre o programa GESTAR II, onde cada grupo teria que apresentar para o grande grupo uma síntese.

1- Grupo: Qual a expectativa dele em relação ao GESTAR II Como programa de formação Continuada em Serviço;

2- Grupo: A Proposta Pedagógica do GESTAR II e os elementos que compõem;

3- Grupo: A Importância do GESTAR II;

4- Grupo: O GESTAR II, as Expectativas de Mudanças e a Especificidade do Programa em cada Escola; Cada professor cursista expôs oralmente e em cartaz sua síntese, deixando evidente que o resultado foi satisfatório.